logo
 
DATA | 04 DE OUTUBRO DE 2013

HISTÓRIA DE IBARETAMA

Ibaretama é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na Microregião do Sertão de Quixeramobim. Sua população estimada em 2005 era de 13.380 habitantes. Nas eleições de 2006 o município possuía 9.867 eleitores.
Toponímia
O topônimo Ibaretama vem do Tupi Guarani e significa ibá: fruto, árvore frutífera; e retam: terra natal, pátria, região. Sua denominação original era Serra Azul, depois São Luís e desde 1938 Ibaretama.
História
A região entre os rios Piranji, Choró e Sitiá era habitada por índios como os Jenipapo, Kanyndé, Biques, Choró, Quesito e Quixadá.
A história da moderna Ibaretama como um povoado, começa em 1905 com a doação das terras por particulares, e nestas terras foi construído uma capela em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1909. Em 1911, este lugarejo passou a ser distrito com o nome de Serra Azul, depois São Luís e em 1938, Ibaretama. Em toda a sua história foi distrito do município de Quixadá, até quando foi desmembrado em 8 de Maio de 1988.
Geografia
Clima
O município está inteiramente localizado na região de clima tropical quente semi-árido com chuvas de fevereiro a maio. A temperatura média anual de 27 °C, com pluviometria média anual ser de 838 mm. A região de Ibaretama está sujeita à ocorrência de secas severas.
Hidrografia e recursos hídricos
A maior parte do território municipal está na bacia do rio Piranji, que banha o município, e uma pequena parte está na bacia do rio Sitiá. O maior reservatório é o Açude Macacos, construído sobre o leito do riacho dos Macacos, com capacidade de 10.320.337 m³ e concluído em 2007. Há também a adutora Ibaretama, com 2,7 km de extensão, ligando poços tipo Amazonas, com vazão de 6 litros/s, à sede, e outros 52 poços com vazão média total de 2,94 m³/h (ou 55 litros/s). Outros riachos são: Santa Clara, Mororó dos Cavalos, Salgadinho e Bonfim.
Relevo e solos
Na maior parte do município o relevo é plano ou de suaves ondulações com altitudes inferiores a 200 m. Possui um maçiço residual chamado Serra Azul que atinge altitudes superiores a 700 m. O tipo de solo predominante na porção sul-leste são os argissolos, que são solos profundos, nas demais partes do município os platossolos e neossolos, que são solos rasos e poucos desenvolvidos.
Vegetação
Caatinga arbustiva densa na maior parte do território e floresta caducifólia espinhosa, ou caatiga arbórea, nas áreas mais elevadas da serra Azul.
Subdivisão
O município tem cinco distritos: Ibaretama(sede), Nova Vida, Oiticica,Pedra e Cal e Piranji.
Aspectos Socioeconômicos
A maior concentração populacional encontra-se na zona rural. A sede do município dispõe de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviço telefônico, agência de correios e telégrafos, serviço bancário, hospitais, hotéis e ensino de 1° e 2° graus.
A partir de Fortaleza o acesso ao município, pode ser feito por via terrestre através da rodovia Fortaleza/Capistrano/Quixadá/Ibaretama (CE 60 - Rodovia do Algodão/BR 122 ou Fortaleza/Pacajus/Chorozinho/Ibaretama (BR 116/BR 122). As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas são assecíveis(com franco acesso durante todo o ano) através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.
A economia local é baseada na agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar e castanha de caju; pecuária: bovino, ovino, caprino, suíno e avícola.
Outra fonte de renda é extarativismo madeiras diversas para produçµão de carvão vegetal, madeira de lenha e construção de cercas, além do estrativismo da oiticica e carnaúba. A arte artezenal de redes, bordados, chapéus-de-palha, couro e outros produtos, são fontes de renda para diversas comunidades locais. A estração mineral de rochas para obtenção de brita, placas para fachadas e usos outros na construção civil, se destacada como fonte de renda. A piscicultura é praticada nos açudes e lagoas do município.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 02 DE FEVEREIRO DE 2018

Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.

DATA | 28 DE DEZEMBRO DE 2017

Anualmente o Tribunal de Contas do Estado do Ceará analisa informações presentes nos portais de transparência dos 184 municípios do Estado e estabelece o Índice de Transparência Municipal – uma escala de notas baseada no nível de conformida [...]

DATA | 02 DE JANEIRO DE 2017

FRANCISCO CARLIANDO DE ALMEIDAPresidenteCARLOS IGOR MATOS CUNHAVice-PresidenteDANIEL SOUZA LOPES 1º SecretárioGERSON PEREIRA DE OLIVEIRA 2º Secretário [...]

DATA | 21 DE JULHO DE 2014

A equipe da Polícia Militar de Ibaretama capturou nesta sexta-feira, 18, dois homens acusados de um assalto e de uma tentativa de homicídio neste município do Sertão Central. Segundo os policiais, Carlos Henrique da Silva, 21 anos e Henrique Nonato dos Santos, 30, foram p [...]

DATA | 15 DE MAIO DE 2014

Por Lidiane Viana; Aos vinte seis anos, Ibaretama é presenteada pelo governo municipal (atualmente comandado pela socióloga Elíria Queiroz) com novo sistema de iluminação nas principais ruas do pequeno e pacato centro urbano. Ao visitante que adentra a Sede, um [...]

Câmara Municipal de Ibaretama

INSTITUCIONAL

FRANCISCO CARLIANDO DE ALMEIDA

CNPJ: 23.444.953/0001-44

Rua: Joaquim Ursulino de Melo, S/N - Centro

CONTATOS

 (88) 9.8140-3133

 camaraibaretama2017@gmail.com

 De Segunda à Sexta das 08:00Hs às 14:00Hs

REDE SOCIAL

VÍDEO